sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Orquestra Sinfônica se apresenta em Inhumas

    No último dia 09 aconteceu em Inhumas a apresentação da Orquestra Sinfônica Goyazes, de Goiânia. O concerto foi realizado na Igreja Matriz de Sant’Ana e atraiu a atenção de muitas pessoas. Sob regência do maestro Eliseu Ferreira os 40 músicos da orquestra se apresentaram diante de uma Igreja quase cheia e ao término da apresentação receberam os aplausos de uma população que não está acostumada a esse tipo de evento, mas que receberam bem a proposta e gostaram de ver uma orquestra renomada em sua cidade.
    O evento cultural, que foi realizado pelo governo da cidade Inhumas através da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Comunicação, contou com o apoio da AGEPEL (Agência Goiana de Cultura, Pedro Ludovico Teixeira), que é parte do governo estadual. O vice-prefeito, Davi Isaias, que representou o prefeito na ocasião, afirmou que a apresentação o esforço feito para trazê-los foi recompensado pela apresentação. “A apresentação foi brilhante e todos os presentes foram recompensados com boa música”, afirmou.
    O secretário de cultura, Otaviano Ribeiro do Nascimento, afirmou que o apoio do estado foi importante para a realização do evento. “A orquestra sinfônica foi uma grande novidade para todos nós. Inhumas ainda não tinha recebido um evento dessa magnitude e foi um grande sucesso. Conseguimos trazê-los com a ajuda da AGEPEL e foi um presente para todos da cidade”, afirma.
    Otaviano disse ainda que a repercussão da apresentação foi grande graças a presença das pessoas na Igreja no dia do concerto. Segundo ele, o comportamento da população foi exemplar, visto que é a primeira vez que uma orquestra se apresenta na cidade. “Todos ficaram felizes e a repercussão tem sido grande. Muitas pessoas participaram. A Igreja ficou cheia. E não só por isso, mas também pela educação e pelo comportamento da população inhumense. O maestro Eliseu Ferreira, assim como todos os músicos, ficou grato à população que os prestigiou naquela apresentação”, diz.
    O padre da Igreja Matriz de Sant’Ana, José Vicente Barbosa, comentou a apresentação da orquestra na Igreja e afirmou ter sido positiva a ideia. “Foi uma oportunidade única para nossa cidade porque, de um modo geral, todas as pessoas, assim como eu, tiveram contato com esse universo pela primeira vez e puderam notar que foi muito positivo”, diz o padre. Para ele, esse tipo de evento poderia acontecer com mais frequência na cidade para que a população aprendesse mais sobre cultura. “Esperamos ter a oportunidade de ver outros eventos semelhantes a esse, pois eles ajudam na construção cultural do povo inhumense”, afirma.
    Algumas pessoas que estiveram no concerto comentaram a apresentação. De acordo com o comerciante Valdeci Vieira da Silva (Valdeci da Banca), a presença da orquestra na cidade causou impacto, pois foi de alto nível. “Foi a primeira vez que eu pude ver em Inhumas uma apresentação desse nível. E isso foi importante para Inhumas. Como ministro qualificado da palavra, do casamento e do batismo e participante na área musical da igreja eu pude verificar a qualidade da orquestra. E as pessoas que passam aqui pela banca comentam o resultado positivo da apresentação”, argumenta.